- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O Santa Cruz Shopping, realizará o Concurso de Graffiti denominado “Concurso de Graffiti do Santa Cruz Shopping”, regido por este Regulamento.
1.2 O concurso tem como objetivo: a) divulgar a arte do Graffiti para a população; b) preservar o patrimônio histórico e cultural de Santa Cruz; c) Tocar a afetividade da população, especialmente aos jovens, acerca da memória local e dos ícones culturais de Santa Cruz; d) promover manifestações artísticas, desafiando a produção de projetos que atraiam a população para as áreas públicas.
1.3 Entende-se por participante, para fins deste concurso, o candidato que fizer sua inscrição para concorrer à premiação.
1.4 O concurso de que trata este Regulamento será realizado no bairro de Santa Cruz, e a execução dos cinco desenhos artísticos que apresentarem melhor colocação definida pela comissão julgadora, será executada por seus autores no estacionamento do Santa Cruz Shopping.
1.5 O concurso terá como tema “Santa Cruz e sua História”.
1.6 O Anexo 3 deste edital traz referências culturais de Santa Cruz com a finalidade de proporcionar o acesso a alguns dos ícones culturais representativos e melhor embasamento do tema proposto e estará disponível na página do Santa Cruz Shopping, no endereço www.santacruzshopping-rio.com.br.
1.7 A execução dos trabalhos selecionados ocorrerão no evento intitulado “Concurso de Graffiti do Santa Cruz Shopping”, a ser realizado no dia 28 de fevereiro de 2020 no estacionamento do Santa Cruz Shopping, das 09h00min as 16h00min, em espaço estimado em 21 m² medindo 7,00 x 3,00 metros, podendo sofrer alteração de tamanho, conforme disposição e características do local e definição da Comissão Organizadora.
1.8 As inscrições deverão ser realizadas diretamente na Administração do Santa Cruz Shopping, mediante entrega do projeto e da ficha de inscrição na recepção, na Rua Felipe Cardoso, 540 – Santa Cruz.
1.9 A Banca Julgadora do Concurso, responsável pela seleção dos projetos (desenho artístico) a serem executado, será composta por convidados ligados aos movimentos culturais de Santa Cruz, funcionários e lojistas do Shopping.
- DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA PARTICIPAR DO CONCURSO
2.1 Poderão candidatar-se a este Concurso moradores do bairro de Santa Cruz à partir dos 15 anos.
2.2 Não poderão concorrer a este concurso, funcionários do Santa Cruz Shopping e seus respectivos familiares e os membros da Comissão e da Banca Julgadora e seus respectivos familiares.
2.3 O projeto (desenho artístico) para seleção deve ser desenvolvido em folha A4, contendo o desenho colorido do grafite ou arte proposto. No verso da folha deverão estar descritas e quantificadas as cores de spray escolhidas para a execução do trabalho.
- DA INSCRIÇÃO NO CONCURSO
- Período de inscrição: 27 de janeiro à 10 de fevereiro de 2020.
- As inscrições deverão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, na administração do Santa Cruz Shopping.
- As inscrições se encerram impreterivelmente às 17 horas do dia 10 de fevereiro de 2020.
- O participante somente estará inscrito no Concurso de Graffiti mediante a entrega do formulário de inscrição, disponível no Anexo 1 deste regulamento, devidamente preenchido, acompanhado do(s) desenho(s) artístico a ser (em) submetido(s) ao julgamento do concurso. Os documentos deverão estar dentro de um envelope de papel pardo lacrado e no ato da entrega o participante deverá apresentar documento pessoal com foto e assinar o protocolo do evento.
- As Informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Organizadora do Concurso do direito de excluir aquele que fornecer dados inverídicos, errados ou incompletos.
- Não será cobrada taxa de inscrição.
- Cada candidato só poderá se inscrever 01 (uma) vez. Cada candidato concorrerá com apenas um desenho.
- Será facultada ao participante a apresentação de 01 (um) ou 02 (dois), desde que sejam entregues num único envelope e na mesma inscrição. No ato do julgamento será escolhido o melhor dentre dos dois trabalhos para concorrer ao prêmio, sendo o outro descartado.
- Cada participante deverá apresentar no ato da inscrição o projeto artístico com desenho colorido, em papel A4 e indicar no verso do desenho proposto as cores das tintas necessárias para a sua execução, caso selecionado, sendo que cada participante receberá no máximo 10 (dez)
- A Comissão Organizadora avaliará as inscrições recebidas e aquela(s) que não atender (em) às condições estabelecidas neste Edital será(ão) indeferida(s) sumariamente, sem a necessidade de justificativa.
- Uma vez efetivada a inscrição não será permitida qualquer alteração. Cabe ao interessado certificar-se de que atende a todos os requisitos estabelecidos neste regulamento.
- É vedada à inscrição condicional ou extemporânea.
- As inscrições que não atenderem às normas deste regulamento serão indeferidas.
- Candidatos menores de 18 anos deverão pegar autorização do(s) responsável(s) legal(s) por escrito conforme Anexo 2 deste Edital.
- DAS ETAPAS DO CONCURSO
4.1 O concurso será constituído de quatro etapas.
4.1.1 – 1ª Etapa – 27 de janeiro a 10 de fevereiro: divulgação e recebimento do material das inscrições.
4.1.2 – 2ª Etapa – 12 a 18 de fevereiro: seleção dos projetos.
4.1.3 – 3ª Etapa – 20 e 21 de fevereiro: divulgação dos projetos selecionados.
4.1.4 – 4ª Etapa – 29 de fevereiro das 09h00min às 16h00min: evento de execução dos projetos ganhadores no Santa Cruz Shopping e premiação.
- DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS PROJETOS
5.1 Nesta etapa do concurso serão julgados os projetos a partir dos quesitos: conformidade com o tema; originalidade, criatividade e acabamento e qualidade técnica.
5.2 Cada quesito receberá notas de 05 (cinco) a 10 (dez). A nota final será composta por meio de soma das notas obtidas com a conformidade com tema, originalidade, criatividade e acabamento e qualidade técnica.
5.3 O participante que apresentar nota 05 (cinco) em qualquer um dos quesitos será automaticamente desclassificado.
5.4 Serão selecionados para o concurso, respeitando os critérios estabelecidos neste regulamento, até o limite de 05 (cinco) projetos.
- DOS CRITÉRIOS DE DIVULGAÇÃO
6.1 – Os projetos selecionados serão divulgados no site e redes sociais do Santa Cruz Shopping.
- DO MATERIAL NECESSÁRIO PARA A EXECUÇÃO DOS GRAFFITI
- O Santa Cruz Shopping irá ceder, na data do evento, o material necessário para a execução do Graffiti.
- Apenas os 05 (cinco) primeiros colocados executarão seus projetos nos muros do estacionamento do Santa Cruz Shopping e somente esses receberão o kit para execução dos trabalhos.
- Para execução do Graffiti será disponibilizado o seguinte kit: a) 10 sprays (cores conforme especificado na inscrição); b) máscara; c) tinta branca; d) corantes; e) pincel; f) rolo; g) luva cirúrgica.
- Será permitida a utilização de ferramentas ou materiais necessários para técnicas mais elaboradas, entretanto tais materiais não serão disponibilizados, ficando a critério do artista a sua utilização.
- Não será admitida colagem ou qualquer outra técnica que diminua a resistência do trabalho frente às intempéries.
- A execução dos Grafittis vencedores nos muros da Estacionamento deverá ser rigorosamente conforme o projeto apresentado e submetido à comissão julgadora, sem faltas, acréscimos ou alterações.
- DA PREMIAÇÃO
- Dos projetos (desenhos artísticos) entregues em A4, o Júri selecionará até 05 (cinco) para serem grafitados.
- Dos trabalhos selecionados, o Júri selecionará os três primeiros trabalhos vencedores pra receberem a premiação.
- O primeiro colocado receberá um Kit contendo: 50 sprays de cores variadas, 02 latas de tinta látex branca, 10 pinceis de tamanhos variados e 02 rolinhos.
- O segundo colocado receberá um Kit contendo: 30 sprays de cores variadas, 01 lata de tinta látex branca, 05 pinceis de tamanhos variados e 02 rolinhos.
- O terceiro colocado receberá um Kit contendo: 20 sprays de cores variadas e 01 lata de tinta látex branca.
- CONTATOS
- Qualquer comunicação ou pedido de informações deverá ser dirigido à Administração do Santa Cruz Shopping, localizada à Rua Felipe Cardoso, 540 – Santa Cruz ou pelo telefone (21) 2418-9400.
Ficha de Inscrição Concurso de Grafitti do Santa Cruz Shopping
NOME:
NOME ARTÍSTICO:
ENDEREÇO: N.º
BAIRRO: CIDADE: CEP:
TELEFONE: _ CELULAR RECADO
E-MAIL:
DECLARAÇÃO
Declaro ter recebido do Santa Cruz Shopping o exemplar do Regulamento do Concurso de Graffiti do Santa Cruz Shoppung. Declaro ainda a minha inteira responsabilidade sobre a autenticidade do projeto entregue, afirmando que estou de pleno acordo com as regras do presente regulamento.
Rio de Janeiro,______/___________/2020.
Assinatura do Candidato ______________________________________
Termo de responsabilidade para menores de 18 anos
Eu___________________________________________________, residente e domiciliado ____________________________________________________________, Portador (a) do CPF N.º ____________________________ e RG N.º _____________________, emitido por ___________________ em ____/____/__________, Declaro para os devidos fins e para seus efeitos legais que autorizo, na qualidade de pai ou o menor _______________________________________________________________, portador do CPF, RG ou Certidão de Nascimento N.º ____________________,a participar do CONCURSO DE GRAFFITI DO SANTA CRUZ SHOPPING que se realizará no dia 27 de janeiro à 29 de fevereiro de 2020 no Estacionamento, assim declaro ciência a cerca das responsabilidades do termo a baixo.
Pelo presente Termo de Responsabilidade, para todos os fins e efeitos de direito:
1) Declaro que tenho ciência que a presença neste evento cultural envolve riscos inerentes a este tipo de atividade e mesmo assim autorizo a presença do menor acima citado neste evento, assumindo, portanto, todos os riscos decorrentes de sua presença.
2) Estou ciente que em atenção à legislação federal, a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos é terminante proibida.
3) Não serão aceitos mais de 3 menores de idade sob responsabilidade de um mesmo acompanhante, salvo expressa autorização pela administração em sentido contrário.
4) O responsável deverá exercer a guarda direta de cada um dos menores sob a sua responsabilidade, resguardando para que todos permaneçam em áreas autorizadas e sob a sua atenção exclusiva.
5) Considerando que a atividade desenvolvida nas dependências do Shopping representa risco, responsabilizo-me por todos os danos, acidente e/ou incidente que eventualmente ocorram, isentando a organizadora do evento de qualquer responsabilidade.
APÓS TER LIDO ESTE TERMO DE RESPONSABILIDADE, TENDO COMPREENDIDO INTEGRALMENTE SEUS TERMOS, E ESTANDO DE ACORDO COM RISCOS AOS QUAIS ESTAREI SUJEITO, ASSINO O PRESENTE DOCUMENTO, FAZENDO-O VOLUNTARIAMENTE, LIVRE DE QUALQUER VÍCIO.
________________________, ________de ________________de 2020
(cidade) (dia) (mês)
_________________________________________
(assinatura do responsável)
GUIA DE REFERÊNCIAS CULTURAIS
Apresentação
Este guia de referências culturais foi desenvolvido com a finalidade de sugerir alguns dos símbolos da cultura Santa Cruzense que possam inspirar os participantes do Concurso de Graffiti do Santa Cruz Shopping na elaboração de seus trabalhos. É esperado que a temática desenvolvida pelos participantes em suas obras criativas expressem mensagens de preservação do patrimônio cultural de Santa Cruz, além de despertar a relação afetividade da população santa cruzense com as obras criadas.
Para isso, são apresentadas algumas personalidades e locais culturalmente importantes, que devido aos valores histórico e simbólico e também à afetividade provocada junto à população santa cruzense, tornam-se especiais na paisagem urbana.
- Indíos
- Família Real
- Companhia de Jesus (Jesuítas)
- Hangar do Zepellin
- Batalhão Villagran Cabrita
- Ruinas do Matadouro
- Ponte dos Jesuítas
- Matriz Nossa Senhora da Conceição
- Cidade das Crianças
- Catedral da Assembleia de Deus (CADESC)
- Acadêmicos de Santa Cruz
- Vila Olimpica Oscar Schmidt
- Lona Cultural Sandra de Sá
- Morro do Mirante